'Senna': 8 curiosidades envolvendo as mulheres do elenco e da produção (2025)

Senna estreou, nesta sexta-feira (29), na Netflix, sendo uma das maiores apostas do ano do serviço de streaming. O título, estrelado por Gabriel Leone, conta a história de Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1 que fez sucesso internacional nos anos 80/90 e ganhou o título de herói nacional. Além do destaque ao protagonista, há muitas mulheres que passaram pela vida do astro que ganharam espaço na trama, como Xuxa e Adriane Galisteu.

Leia também

Pâmela Tomé perdeu 15 kg para viver Xuxa em Senna

A retrospectiva de 2023 de Alice Wegmann: 'Ano que mais trabalhei’

Quem é Pâmela Tomé, atriz que interpreta a Xuxa na minissérie do Ayrton Senna

A megaprodução teve um investimento de peso e contou com muitas profissionais envolvidas no processo, desde os bastidores à frente das câmeras, rendendo detalhes curiosíssimos.

Isso inclui desde a perda de peso de Pâmela Tomé para interpretar a Rainha dos Baixinhos até cartas de amor lidas por Alice Wegmann para dar vida à primeira mulher do piloto e a "licença espiritual" que Susana Ribeiro pediu para o falecido Ayrton para viver a mãe dele no seriado.

Pâmela Tomé emagreceu 15 quilos para interpretar Xuxa

Interpretando Xuxa no seriado, Pâmela Tomé conta que perdeu 15 Kg para ficar ainda mais parecida com o visual da apresentadora na época. Em entrevista recente a Marie Claire, ela entregou que contou que fez uma preparação vocal intensa para também levar a caracterização para a sua voz. "Tive uma preparadora e uma fonoaudióloga. Eu precisava acessar um agudo grande para algumas cenas específicas."

Figurinista teve equipe com mais de 100 pessoas

Liderando a equipe de figurino de Senna, Cris Kangussu ficou responsável por comandar uma equipe composta de 123 pessoas, que foram divididas em times diferentes por conta das gravações entre Argentina, Uruguai e Brasil.

"Cada grupo cuidava do seu set. Dependendo da quantidade de figuração, contratávamos uma equipe extra. O desafio era coordenar esses três núcleos e ter figurino suficiente para os três sets", compartilha.

O resultado foi um número expressivo de peças para caracterizar todo o elenco, incluindo 130 capacetes e 223 trajes de Fórmula 1 de épocas diferentes. Alguns deles eram à prova de fogo, confeccionados para as cenas de risco. Kangussu também pediu que sua equipe fizesse uma pesquisa detalhada as mudanças de design e patrocinadores ao longo das épocas e explicou que usou cores primárias para os uniformes dos pilotos nas corridas de Fórmula 1.

Direção feminina

Quem está ao lado do showrunner Vicente Amorim na direção dos episódios da série é Júlia Rezende. Ela recebeu o convite por parte dele, que nem chegou a conhecê-la pessoalmente antes do projeto, o que a fez ficar surpresa: "Respondi: 'Você ligou para a pessoa certa?'", disse, em conversa com a imprensa em Buenos Aires, Argentina. "Achei muito surpreendente e desafiadora essa oportunidade."

Ela ainda era criança quando Senna morreu, mas revelou ter memórias da sua família reunida no domingo para assistir suas corridas. "Não era uma fã de Fórmula 1 naquela idade, eu não acompanhei. Então foi um mergulho no universo de um personagem que eu não tinha intimidade, que obviamente trazia milhões de referências, inclusive dos personagens agregados a ele e de tudo que está no nosso imaginário", relatou.

Alice Wegmann teve acesso a cartas de Lilian Vasconcellos

Surgindo irreconhecível com sua caracterização em Senna, Alice Wegmann revela ter lido cartas trocadas entre sua personagem, Lilian Vasconcellos, e o piloto enquanto estavam juntos. “Vi muitas entrevistas dela e tivemos acesso a algumas cartas que eles escreviam. Eu quis fazer uma personagem solar, porque numa das descrições de um colega do Senna, isso era ressaltado: ela era uma mulher sorridente, simpática. Isso me marcou", descreveu ao Globo.

Ela lembra que, na época em que fez o teste para estar no seriado, não sabia para qual papel estava realizando a audição. "Disse para o meu empresário que ficaria feliz até se fizesse a roda de um carro! Queria muito fazer parte disso, levar o Brasil para o mundo inteiro ver, contando a história de um herói nacional. Vai ser um resgate do nosso nacionalismo, do amor que temos pelo nosso país e do cuidado que perdemos com ele", promete.

Julia Foti só falou com Adriane Galisteu após o fim das gravações

A atriz Julia Foti é quem interpreta Adriana Galisteu. No entanto, ela diz não ter entrado em contato com a apresentadora para construir a personagem. "Já admiro ela há muito tempo, tive conhecimento de algumas coisas, tanto do podcast. quanto do livro dela. Foi uma busca, mas encontrar a Adriane em mim também foi muito fácil", disse à Quem.

No entanto, conheceu a ex-namorada de Senna depois do fim das gravações. "Encontrei com ela depois, na verdade, mas existe uma regra para todo mundo. Não é que, exclusivamente, a organização poderia ter contato ou algo assim. A gente se encontrou no teatro depois e ela foi uma pessoa muito amigável comigo. A troca foi mais carinhosa, sobre nós mesmas, do que propriamente sobre a série", conta.

Susana Ribeiro pediu licença para Senna para interpretar mãe do piloto

Quem ficou responsável por dar vida à mãe de Senna foi Susana Ribeiro. A artista conta que chegou a pedir "licença" para o piloto para interpretar Neyde Senna durante as gravações na Argentina. "Lá, tive momentos em que a ficha caiu, que eu estava fazendo a história do Senna, a mãe dele. Pedi muita licença, obviamente. Tentei ser o mais respeitosa possível. A minha ficha volta e cai várias vezes, mas é engraçado como isso reverteu para mim. As pessoas vinham falar comigo na Argentina, como seu eu merecesse carinho por ser mãe dele na ficção. Tudo aquilo foi me alimentando, me dando uma força para eu tomar esse lugar e falar: 'É ficção, mas eu vou assumir esse posto".

Atriz britânica esperou 12 anos por projeto brasileiro

Kaya Scodelario, atriz britânica com mãe brasileira, contou que estava atrás de um projeto brasileiro há 12 anos até conseguir um papel em Senna. Na trama, vive a jornalista Laura, a única personagem totalmente fictícia do roteiro, criada para dar conta de acompanhar toda a carreira do piloto.

"Estava buscando um projeto brasileiro há 12 anos. Ficava dizendo para meu agente que queria filmar no Brasil, fazer algo em português. Foi bastante desafiador, já que nunca estudei português. Aprendi conversando com minha mãe", disse a Harper's Bazaar.

Mais lidas da semana

MARIE CLAIRE: Lucy Ramos anuncia gravidez após 18 anos de relacionamento: 'Esperou nossa maioridade'
QUEM: No Rio, Maiara e Maraisa fazem graça para fotos em shopping
CRESCER: Mãe explica decisão polêmica de colocar dois dos cinco filhos para adoção
CASA E JARDIM: Dezenas de aviões abandonados compõem série aérea de obras de arte
'Senna': 8 curiosidades envolvendo as mulheres do elenco e da produção (2025)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Greg Kuvalis

Last Updated:

Views: 6467

Rating: 4.4 / 5 (75 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Greg Kuvalis

Birthday: 1996-12-20

Address: 53157 Trantow Inlet, Townemouth, FL 92564-0267

Phone: +68218650356656

Job: IT Representative

Hobby: Knitting, Amateur radio, Skiing, Running, Mountain biking, Slacklining, Electronics

Introduction: My name is Greg Kuvalis, I am a witty, spotless, beautiful, charming, delightful, thankful, beautiful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.